SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

A sinalização de segurança está entre os métodos de proteção e garantia da vida e da saúde ocupacional. Ela é regida pela Norma Regulamentadora de Sinalização de Segurança, a NR 26. Nela, estão descritas as regras para sinalizar as principais informações de aviso e emergência, visando a proteção de todos que frequentam o local.

Dentro das exigências de sinalização de segurança, existe também um conjunto de normas especificamente para sinalização de segurança contra incêndio e pânico, da ABNT, a NBR 13434.

Ela tem por objetivo padronizar os símbolos formas, dimensões e cores da sinalização em casos de incêndio e pânico utilizada.

Essa medida prevê os padrões técnicos de sinalização de segurança a serem cumpridos para que edificações e áreas de risco sejam certificados. O uso das placas de sinalização de segurança fotoluminescente, dentro dos padrões, é exigido pelo corpo de bombeiros para liberação do alvará de funcionamento do estabelecimento ou evento.

Na Fullworks, fabricamos todas as placas de sinalização de segurança de acordo com as normas técnicas ABNT exigidas pela lei.

PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

Para falar em placas de sinalização de segurança, é preciso conhecer a importância e a utilidade da sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

Essa sinalização de emergência é exigência obrigatória a todas as edificações e áreas de risco. Adotada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desde 2004. O objetivo da normatização é buscar atender tecnicamente o que está previsto na constituição brasileira.

A norma em questão é esta, e você pode consultar ela completa no link: ABNT – NBR 13434.

Todas as placas de sinalização de segurança, combate a incêndio e pânico fabricadas na Fullworks atendem a este padrão.

 

Fabricamos:

  • placa saída de emergência fotoluminescente
  • sinalização de segurança para escadas
  • placas de sinalização de emergência fotoluminescente
  • placas de sinalização de segurança para condomínio

 

Sinalização de Emergência

A sinalização de emergência deve ser uma sinalização luminosa e estar de acordo com a norma ABNT – NBR 13434. Tem por objetivo indicar rota de fuga, saídas de emergência e localização de equipamentos de segurança, como extintores.

As placas devem ser de tamanhos e cores padrão e em material fotoluminescente. É obrigatório serem colocadas em locais com boa visibilidade, bem entendidas, e nada deve atrapalhar sua visão, como plantas ou pilares; já que seu objetivo é fazer a orientação de pessoas em situações de pânico e emergência.

 

Placa Fotoluminescente

A sinalização de segurança deve ser feita em placas fotoluminescentes, e existe um motivo para isso. Como dito acima, sinalização de emergência tem como propósito orientar as pessoas e localizar os equipamentos e as rotas de fuga. Por tanto, para atender também situações de corte de energia, deve-se usar sempre sinalização luminosa.

As placas de sinalização de segurança possuem um fator de fotoluminescência, o qual precisa atender a um valor mínimo exigido. O fator de fotoluminescência é o tempo pelo qual a placa irá emitir luz.

O desempenho das placas fotoluminescentes também possui valor mínimo exigido, estipulado em megacandelas por metro quadrado.

Além disso, a autonomia do sinal luminoso da placa deve ser de, no mínimo, 1.800 minutos, e em alguns casos pode ser exigido mais. Para o período de autonomia da placa, sua cor deve ser amarelo esverdeado.

Precisa saber mais sobre placas de sinalização de segurança?

 

A Fullworks é uma empresa de sinalização de segurança completa

Fazemos projeto, fabricação e instalação de sinalização de segurança. Faça placa de sinalização personalizada de acordo com a sua identidade visual.

Aqui você pode contar com nossa equipe para fazer seu projeto de sinalização interna, placas de sinalização e tudo mais que possa ser necessário, como letreiros e totens.

Além disso, contamos com equipe de instalação para atender suas necessidades do inicio ao fim.