MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA

Por que é essencial para o seu negócio

Merchandising no Ponto de Venda – Muito tem se falado sobre o comércio on-line e o seu crescimento exponencial nos últimos anos.  Entretanto, considerando uma recente pesquisa da empresa de consultoria PwC, chamada Total Retail 2017, pode-se constatar que a colocação de material de ponto de venda não perdeu a sua relevância na percepção do consumidor.

Merchandising no Ponto de Venda

  • Apesar de 39% dos entrevistados indicarem que pretendem efetuar compras on-line por meio de um smartphone, 64% temem o vazamento de suas informações pessoais;
  • Apesar da existência de várias plataformas virtuais de varejo, alguns setores ainda concentram as suas vendas em lojas físicas:
    • Móveis e decoração (51%);
    • Vestuário e calçados (54%);
    • Materiais de construção (59%);
    • Alimentos (70%)

Adicionalmente, como reflexo da situação econômica enfrentada pelo país, a mesma pesquisa identificou que:

  • Apesar de 63% dos consumidores entrevistados fazerem mais pesquisas de preços, 46% passaram a visitar as lojas mais frequentemente.

O que deve conter de Merchandising no Ponto de Venda

Uma vez no ponto de venda, que tipo de experiência se deseja que o consumidor tenha?  Essa informação é de extrema relevância quando se estuda o local físico que permitirá o contato da sua marca com o seu público:

  • Acesso – qualquer consumidor consegue chegar até ele?
  • Visibilidade – o consumidor consegue visualizar a sua localização?
  • Público-alvo – ele se identifica com a sua proposta de valor?
  • Concorrência – como a sua marca se diferencia frente aos concorrentes?

Quando se leva em conta esses dados, é possível se munir das melhores ferramentas de material de ponto de venda para atrair o consumidor e conquistar a sua preferência pois, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado Nielsen, 70% das decisões de compra ocorrem no PDV.

A comunicação visual no PDV-   Material de Ponto de Venda

Uma proposta de mershandising no ponto de venda enriquecedora para o seu negócio e a correta identificação física do seu PDV podem incluir inúmeros recursos para a caracterização de sua marca:

  • Adesivo de chão – bastante versátil, pode ser usado tanto para decoração como para sinalização;
  • Balcão – ideal para o setor alimentício pois permite a degustação de produtos;
  • Cubo – produzido para expor o seu produto ou para informar sobre uma promoção;
  • Clip Strip – faixa para a fixação de produtos que normalmente são esquecidos durante as compras, facilitando a venda cruzada e a compra por conveniência;
  • Display – fornecido nos formatos para balcão, chão e mesa, é também informativo e gera a interação com o consumidor;
  • Faixa de Gôndola – para atrair a atenção para a sua marca quando exposta junto com os produtos de seus concorrentes;
  • Móbile – suspenso por um fio, pode destacar a sua mensagem em ambos os lados;
  • Stopper – colocado na altura dos olhos, fornece informações complementares sobre as vantagens do seu produto ou serviço;
  • Totem – elaboração de uma peça diferenciada para a sua estratégia de comunicação;
  • Wobbler – possui uma fita adesiva na parte de trás, podendo ser acoplado à gôndola ou display.