Lona Backlight

LONA BACKLIGHT

O que é o backlight?

Você provavelmente já viu este tipo de impressão em fachadas de comércio, sinalizações externas, placas de rua, quiosques e anúncios.

O backlight é um tipo de estrutura composta por uma impressão em lona, duratrans, acrílico, tecido ou papel que levam uma iluminação por trás (back = atrás; light = luz).

Outro exemplo comum são os menus de restaurantes que ficam suspensos atrás dos balcões.

Para isso, geralmente necessitam de uma estrutura fechada, como uma caixa de luz, que conterá as lâmpadas, convencionais ou LED, em seu interior e em uma ou ambas as faces será posicionada a mídia com a arte do cliente.

Impressão em Lona Backlight em grande formato com instalação

Impressão em Lona Backlight em grande formato com instalação

Principais características e usos do backlight

O efeito visual que se obtém é sofisticado, moderno e bem-acabado, pois não necessita de iluminação externa, pela frente, como é o caso do frontlight, por exemplo, comumente visto em outdoors.

Por isso, o backlight é ideal para fachadas, letreiros, sinalização de comércio ou anúncios e campanhas publicitárias que querem ganhar visibilidade sem perder a elegância, especialmente em locais com bastante movimentação.

Não deixa de ser indicado para ambientes fechados, como quiosques, displays de vendas e estandes em shoppings, eventos e feiras, onde a competição por pela atenção do cliente e destaque é grande.

Vantagem do uso do backlight

Uma grande vantagem do backlight é seu aproveitamento durante as 24h, permanecendo iluminado no período noturno.

Vale ressaltar que o formato geométrico e o tamanho da estrutura pode variar para atender às necessidades da arte gráfica, podendo ter a forma ou o contorno da sua logomarca, por exemplo.

Serve para acomodar tanto uma peça pequena, como uma sinalização interna, como para uma campanha publicitária de grande impacto.

Como usar o backlight

Quanto à maneira de exposição, o backlight pode ser pendurado contra paredes e superfícies, compor balcões e estandes de exposição, ou pode ser projetada para fora do estabelecimento (placas tipo stopper), ou fixada diretamente no chão, como os totens de rua e os anúncios em pontos de ônibus.

É preciso, no entanto, ter atenção para a escolha das estruturas. Para aquelas que serão fixadas externamente, se o material for metálico, é preciso que seja resistente e anti-ferrugem.

Por exemplo, é possível adesivar estruturas em acrílico com adesivo blackout de recorte, como as placas de sinalização do aeroporto Galeão; outra opção é combinar duas placas de vidro com a impressão em papel entre elas, como em pontos de ônibus e mobília urbana.

Na Fullworks, trabalhamos com todos os tipos de materiais usados em backlights.

Além disso, busca-se atingir a melhor difusão de luz e valorizar a arte projetada, e para isso leva-se em conta diversos fatores, a começar das próprias característica da arte: as escolhas das cores, o layout e o design gráfico. As dimensões da estrutura também influem na difusão da luz, com atenção especial para a profundidade da caixa.

Finalmente, é preciso planejar e testar a melhor iluminação, usando a quantidade exata de lâmpadas necessárias, considerando o tipo mais adequado e o posicionamento delas.

Na Fullworks realizamos testes antes da entrega, evitando quaisquer defeitos que possam prejudicar a arte final. Contamos com uma serralheria para confeccionar as estruturas e com uma equipe especializada e experiente para qualquer tipo de instalação, inclusive instalação em altura e de difícil acesso.

Tipos de backlight

Existem diversas maneiras de se fazer um backlight, a depender do efeito que você deseja criar, da arte que deseja divulgar, do local de exposição e da finalidade da peça.

Os materiais comumente usados para backlight são: lona backlight, acrílico, tecido, duratrans e papel.

Por exemplo, é possível adesivar estruturas em acrílico com adesivo blackout de recorte, como as placas de sinalização do aeroporto Galeão; outra opção é combinar duas placas de vidro com a impressão em papel entre elas, como em pontos de ônibus e mobília urbana.

Backlight Externo

Nos casos de instalação externa, é importante que a impressão na lona backlight tenha proteção contra raios UV para que não desbote com a exposição ao sol e outras intempéries.

Backlight Permanente

No caso de uma sinalização permanente, principalmente naquelas que serão instaladas em ambientes abertos, recomenda-se que a arte seja impressa em lona PVC translúcida, que permite a passagem uniforme de luz sem perder a qualidade de impressão da arte gráfica.

Já para aqueles backlights que pretendem ser trocados com frequência, como mencionado no exemplo dos anúncios em pontos de ônibus e metrô, a arte é impressa em papel 150gm, ideal para garantir a difusão de luz em toda a superfície.

A Fullworks fornece assistência e consultoria para seu projeto de comunicação visual, até a instalação em quaisquer locais.

Não deixe de dar uma olhada no nosso portfólio para ver exemplos de trabalhos realizados, e o que podemos fazer por você ou sua empresa.

Seja qual for a sua estratégia de comunicação visual, na Fullworks contamos com os mais avançados recursos de impressão digital e a uma equipe altamente criativa para trazer soluções inovadoras para o seu negócio.