7 Peças para Vender Mais no PDV

Merchandising no ponto de venda

Na leitura deste material vamos te mostrar 7 peças de merchandising eficientes que grandes marcas usam (e você pode usar também!) para destacar seus produtos no ponto de venda e chamar atenção do consumidor.

Então leia este e-book, pois ele pode ser um guia e te ajudar a definir sua estratégia de marketing no PDV. Veja como é importante você trabalhar o visual do seu ponto de venda para que seu cliente compre mais com você.

Você já parou para refletir sobre como os estabelecimentos comerciais expõem as suas mercadorias?

Vamos fazer um exercício de reflexão: Feche os olhos e tente se lembrar da última vez em que você foi num supermercado. Lembre de cada corredor que você passou e das mercadorias que acabou comprando.

Reparou se havia alguma faixa promocional falando de algum produto? Você notou que na prateleira em que você pegou algum produto, se havia alguma faixa de gôndola? Ou será que você pegou algum produto que viu em promoção em um móbile promocional? Ou ainda, será que já viu algum display de chão e foi direto comprar o produto que esse display oferecia? Quem sabe um totem te chamou atenção para um produto que você nem estava pensando em levar mas acabou comprando?

Será que sua decisão de compra foi influenciada por algum desses materiais promocionais?

Pode ter certeza sim!  E é disso que vamos falar!

No Merchandising, materiais promocionais são muito importantes para ajudar nas vendas. Eles são parte da estratégia de marketing que empresas adotam para chamar atenção e influenciar a jornada de compra do consumidor em lojas.

Empresários, lojistas e comerciantes, como você, necessitam de informações dos mais diversos nichos e assuntos que, no final, vão auxiliar nas tomadas de decisões ligadas ao seu negócio.

Provavelmente, se você utiliza pontos de venda para promover e vender seu produto ou serviço, materiais de visual merchandising farão parte da sua estratégia.

Provavelmente se baixou este material, você já reconheceu essa necessidade e agora o que precisa é de mais informações para sanar duvidas muito comuns como:

Dentre tantas possibilidades de materiais promocionais, quais trazem mais resultados em vendas?

Com a verba que tenho agora, não consigo fazer tudo o que gostaria. Em quais peças devo investir primeiro?

É com isso que estamos nos propondo a ajudar. O intuito é auxiliar você a tomar a decisão necessária para divulgar o seu negócio e aumentar o seu faturamento com simples ações em ponto de venda.

Vamos ao material.

Comprar é uma experiência sensorial

É sabido por todos hoje em dia que o ato de compra gera estímulos emocionais em nós.

Portanto, estudiosos de marketing pelo mundo afora se dedicaram a estudar quais são essas emoções que tocam o consumidor a ponto de fazê-los comprar o seu produto. Tornaram-se verdadeiros cientistas do mercado de consumo.

Esse movimento de juntar o marketing com estudos e pesquisas gerou um novo segmento no mercado que hoje está muito em evidência: NEUROMARKETING

É justamente esse novo ramo de pesquisa que se dedica a estudar o comportamento do consumidor frente a determinados estímulos e emoções.

De posse de todo esse conhecimento, temos hoje empresas que se dedicam a criar estratégias comercias que atinjam essa potencialidade. Essas estratégias exploram o lado comercial dos produtos e também as emoções que o consumidor experiencia no momento de compra dessas mercadorias.

Por mais que sejamos seres individuais, únicos e exclusivos, uma única designação nos unifica e coloca todo o planeta numa mesma categoria, somos: Seres humanos.

E seres humanos têm emoções, sentimentos, memória e uma infinidade de lembranças que são despertadas de acordo com cada estímulo externo.

Ou seja, consumidores são o objeto de estudo dos cientistas do neuromarketing.

O que é PDV

Primeiramente, vamos alinhar alguns conceitos abordados neste e-book para facilitar sua completa compreensão à todos.

PDV é uma sigla, é a abreviação do termo “Ponto de Venda”.

PDV nada mais é do que “qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores”.

Nesse sentido, qualquer ponto comercial, próprio ou não, pode se tornar um PDV para você divulgar seus produtos e sua marca, buscando atingir seu público alvo.

O marketing no PDV

Vender uma coisa a alguém, além de envolver uma operação financeira, também lida com algo mais expressivo por parte do consumidor: o desejo pelo produto. Ou seja, para que uma negociação ocorra, é preciso, antes de tudo, despertar o interesse do consumidor pelo produto.

Dessa forma a estratégia de marketing e dos profissionais envolvidos nesse processo se concentra em um único propósito: como despertar o desejo do público-alvo pelos meus produtos?

Como usar os materiais de PDV

As peças de PDV são usadas em pontos estratégicos para atrair a atenção dos potenciais clientes, criando uma relação entre este público e o seu produto. Sendo assim, é possível saber precisamente o que está sendo adquirido, como funciona e se atende às necessidades de quem está comprando o seu produto em:

  1. Supermercados
  2. Valet de estacionamento
  3. Lojas gourmet
  4. Balcão de informações
  5. Feiras e eventos
  6. Lojas de roupas e acessórios
  7. Ações promocionais

 

1 – Wobbler

Wobbler
Wobbler

O Wobbler é um dos materiais de Merchandising mais importantes no PDV. É como se fosse um “pop-up” nas prateleiras do ponto de venda. A peça é geralmente fixada em prateleiras ou displays de forma a dar destaque ao produto no ambiente. Seus formatos podem variar de acordo com a necessidade ou a mensagem que precisa ser transmitida.

O Wobbler também deve ser posicionado na altura dos olhos para ter mais efetividade em sua ação promocional. É uma peça é ideal para anunciar promoções e vantagens de adquirir determinado produto e lançamentos.  A mensagem a ser transmitida deve ter impacto, ser objetiva e direta. Deve chamar a atenção do consumidor e despertar o interesse dele no ponto de venda.

2 – Móbile Promocional

Móbile Promocional
Móbile Promocional

O Móbile é uma peça promocional que indispensável na sua estratégia de merchandising e comunicação visual no seu PDV. É uma peça suspensa, geralmente fixada no teto por fios de nylon. São peças que estão sempre em movimento e por isso acabam chamando muito a atenção do consumidor.

São consideradas peças de alto impacto e eficácia, uma vez que, por estarem pendurados, adquirem grande visibilidade aonde quer que o cliente esteja no PDV. Outras vantagens são que aproveitam um espaço normalmente mal explorado, sem poluir o visual e com baixo custo. Além disso, exige zero manutenção e, por mais que o consumidor não ande pela loja olhando para o teto, móbiles com a sua marca espalhados pelo ambiente geram uma vantagem competitiva no subconsciente do consumidor. Ou seja, é uma peça indispensável no seu PDV.

3 – Take One

Take One
Take One

O Take One é um suporte que expõe os panfletos comerciais. Através do Take One o consumidor recebe um estímulo visual que desperta seu interesse para mais informações sobre o seu produto ou serviço. Ele cria uma oportunidade grande de venda, pois o folheto proporciona um espaço para maior do que normalmente temos à disposição em outros recursos promocionais para conquistar o consumidor.  É por isso que o classificamos como outro material fundamental dentro de uma estratégia de merchandising.

Um take one bem elaborado, precisa ter um apelo visual para que estimule o cliente a querer saber mais sobre o produto ou serviço e queira as informações contidas no folheto. É desejável que o consumidor tenha à mão informações sobre a sua empresa ou o seu produto, principalmente nos casos nos quais a decisão de compra é um processo, ao invés de imediata.

Dessa forma o Take One é a solução perfeita! Como o próprio nome diz: take one (pegue um), é um apelo ao consumidor para levar consigo a sua marca

4 – Display de Chão

Display de Chão
Display de Chão

O display de chão também é conhecido no mercado e até mesmo pelos consumidores como “expositores”. E é exatamente essa a função dessa peça promocional, expor o seu produto dentro de um estabelecimento comercial. O Display de Chão ou Expositor é ideai para destacar produtos em promoção ou em lançamento, já que são bem efetivos em dar mais destaque e mobilidade para a marca ou produto no ponto de venda.

São peças de merchandising que visam o consumo imediato.

Costumam ser peças práticas, de fácil montagem e transporte. Podem também ser mais robustas, tudo depende de sua finalidade, peso do que será exposto e tempo de exposição. É importante que sejam peças práticas, de instalação rápida e simples. Muitas vezes esse tipo de material é enviado para diversos pontos de venda onde quem montará a peça será o próprio destinatário.

5 – Totens

Totem é uma peça promocional extremamente eficaz que pode ser executada nos mais diversos formatos e tamanhos. Seus usos são os mais diversos e o objetivo normalmente fica voltado para reforçar a marca ou despertar o interesse do consumidor por algum produto. São itens de merchandising bastante versáteis e por isso, classificamos os totens mais utilizados em ações promocionais de ponto de venda em três categorias.

Totem Promocional

Totem Promocional
Totem Promocional

O Totem Promocional é uma peça que por si só já chama bastante a atenção dos consumidores no PDV, e justamente por isso, o seu impacto é alto junto ao público alvo. Suas principais características estruturais é que costumam ser peças de execução e instalação simples, para uso pontual em ações promocionais, feiras e eventos por exemplo. São fabricados em materiais rígidos, na maioria dos casos em MDF, e quanto mais leves e práticos melhor. Podem inclusive ser desmontáveis. A proposta desta peça é possuir vida útil curta e, portanto, ter custo mais baixo que outros tipos de totem mais robustos que estarão em exibição fixa.

É uma peça de uso diverso e, para atender todas as ocasiões, o Totem pode ser totalmente personalizado com a sua marca. Pode também adquirir diversos formatos de corpo e base.

 

 

 

 

 

 

Totem Dobrável Elíptico Automontável

Totem Dobrável Elíptico Automontável
Totem Dobrável Elíptico Automontável

O Totem Dobrável é uma peça de uso diverso. É, preferencialmente, utilizado em ambientes internos para ações promocionais por ser uma peça muito leve e normalmente fabricada em papel. É perfeitamente adaptável e qualquer configuração de espaço comercial. É muito prático, pois é extremamente leve, compacto e estará montado em questão de segundos. É altamente recomendável para stands em feiras ou ações promocionais que precisam de grande impacto na comunicação visual.  O totem elíptico é excelente para diminuir custos de frete e instalação, e facilita a agilidade na execução da ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Totem Pessoa

Totem Pessoa
Totem Pessoa

O Totem Pessoa tem a proposta de ser produzido em tamanho real, de um personagem ou pessoa. Essa peça é bastante interativa e ideal para divulgar promoções e lançamentos de produtos. Você provavelmente já viu peças promocionais como essa em cinemas, feiras e eventos. O maior diferencial no resultado deste tipo de merchandising é que peças desse tipo geram interatividade com o público, principalmente o infantil. As pessoas tiram foto ao lado do Totem Pessoa e podem postar nas redes sociais. Essa é uma forma criativa, e de baixo custo se comparada à outras opções, de promover envolvimento com a sua marca e gerar engajamento em redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

6 – Stopper

Stopper
Stopper

stopper é um material pensado para chamar atenção das pessoas sobre um determinado produto em prateleiras e gôndolas.  Normalmente esta ferramenta é usada como uma propaganda ou marketing que tem a função de parar as pessoas para olharem o que está exposto na gôndola e lerem as informações que estão contidas no material.

Os Stoppers podem ter diversos tamanhos e formatos. Também é outra peça que só tem limitação na sua imaginação. Você pode usar e abusar da criatividade para chamar a atenção do seu consumidor. Eles devem ser instalados nos PDVs sempre na altura dos olhos do consumidor. É uma peça que é aplicada de forma perpendicular às prateleiras e gôndolas para que se sobressaia no ponto de venda.

O Stopper é um material altamente eficaz para chamar a atenção do consumidor para alguma promoção ou lançamento. É importante que o material seja de alta qualidade para que não se deteriore rapidamente no PDV.

7 – Faixas de gôndola

Faixas de gôndola
Faixas de gôndola

Faixa de gôndola talvez seja o material mais usado e mais presente em todos os pontos de venda pelo país. Podem ser conhecidas também pelo nome de “Régua de Gôndola” ou “testeira”, elas são pequenas peças retas ou dobradas em L colocadas junto ao produto no ponto de venda.

É praticamente uma regra que, quando estamos em supermercados, por exemplo, vamos encontrar muitas e diversas de faixas de gôndola. A Faixa da Gôndola visa atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto naquela prateleira ou disponível naquela sessão. Ela destaca um produto que está “misturado” aos demais similares.

Essa peça de merchandising é a extensão do produto no PDV. Ela deve enfatizar características, promoções e diferenciais da marca diante das similares. Além disso, o material deve possuir qualidade de impressão e acabamento adequados aos valores da sua maca, a fim de transmitir a impressão correta ao seu potencial cliente.

Conclusão

Como vimos, existe uma diversidade enorme de materiais promocionais que ajudam seu ponto de venda a ser mais efetivo na função de vender mais. Listamos aqui apenas 7 dos itens que podem ser considerados os mais relevantes. Sem dúvida que existem muitos outros materiais que podem ser usados no seu PDV para ajudar no desempenho comercial. Cada ponto de venda é um caso, um padrão, um comportamento e merece uma atenção especial para analisar as estratégias comerciais mais viáveis e mais efetivas a cada situação.

Nosso intuito ao desenvolver esse material foi o de ajudar você a entender melhor os caminhos que podem ser seguidos com os materiais de merchandising disponíveis no mercado. Tudo a fim de melhorar a sua performance comercial, suas vendas, aumentar faturamento e finalmente ampliar o seu negócio.

A Fullworks é uma fábrica altamente especializada na produção desses produtos, além de diversos outros materiais comerciais, com mais de 30 anos no mercado de materiais promocionais para PDV e comunicação visual.

Esperamos ter alcançado o objetivo deste e-book, de passar informações relevantes e úteis para ajuda-lo de forma otimizada com o que você está buscando saber.

E desejamos muito sucesso para você!

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Equipe Fullworks

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