Blog

Honeycomb Board

Também chamado no Brasil de placa Ecoboard, Placa Estruturada ou Painel Colmeia. Este é um material fabricado em papel Kraft e é a sua estrutura interna que lhe confere o nome de honeycomb, ou colmeia. Esse é um material que possui inúmeros usos e vantagens e neste artigo vamos falar mais sobre ele.

Aqui você vai ler sobre suas possibilidades de aplicação no mercado, vantagens e informações técnicas. Se quer saber mais sobre essa novidade, continue lendo!

Com sua grande versatilidade, as possibilidades de uso são vastas para diversos segmentos de mercado e indústria.

Material extremamente versátil, leve e resistente. Os painéis colmeia são ideais para aplicação em diversos produtos para uso interno e em áreas secas, tais como:

  • Displays
  • Totens
  • Móveis (mesas, cadeiras, estantes)
  • Estandes de feiras
  • Elaboração de paredes e forros
  • Placas de sinalização
  • Painéis com impressão
  • Cenários
  • Ambientação de eventos
  • Portas e divisórias

Mas afinal, o que é um Honeycomb Board (Painel Colmeia)?

Honeycomb Board ou painel colmeia é uma placa estruturada com preenchimento interno que utiliza papel Kraft em sistema colmeia, imitando o formato das colmeias de abelhas.

Esse sistema confere ao material grande ganho em nível de resistência, pois proporcionam alta rigidez e estabilidade estrutural. O preenchimento é revestido em papel Kraft de alta gramatura, o qual pode ser pardo ou branco, para uso em diferentes acabamentos de impressão.

As placas recebem tratamento de superfície para terem menor absorção à umidade e suportem alta qualidade de impressão (receber maior carga de tinta sem danos à peça).

Vantagens do Painel Colmeia

Uma das grandes vantagens do uso deste material no ramo de comunicação visual é a facilidade para criação de peças difíceis de serem desenvolvidas em materiais menos flexíveis como o MDF, PVC ou alumínio.

Outra é a economia no custo de frete e manuseio, conferidos pela facilidade de corte e montagem das peças finais. É um material que permite construir estruturas encorpadas, robustas e, no entanto, ainda assim leves e de fácil transporte e instalação.

Mais uma vantagem, como mencionado anteriormente devido ao tratamento especial que recebe esse material, apesar de fabricado em papel é capaz de receber alta qualidade de impressão.

É também um diferencial deste material sua sustentabilidade. Ele é 100% reciclável e, com isso, facilita o descarte, protege a natureza e aumenta o envolvimento empresarial com a causa ambiental.

Honeycomb Board, a lista de vantagens

  • Versátil, leve e extremamente resistente
  • Facilidade para criação de peças difíceis
  • Economia no custo de frete e manuseio
  • Facilidade de corte e montagem
  • Alta qualidade de impressão
  • 100% reciclável.
  • Fácil descarte

estande de feira e cenografia em honeycomb board ecoboard placa estrtuturada

Honeycomb Board: Quem e para que usar ?

Como considerado anteriormente, este é um material extremamente versátil que pode ser utilizado pelos mais diversos segmentos da indústria e comunicação visual.

É muito útil no mercado de cenografia, pois com ele é possível montar cenários completos. Desde paredes, portas e construções estruturais até móveis, mesas, cadeiras e estantes. Tudo em material leve e com redução de custos no frete e manuseio.

Outro uso excelente para a placa Ecoboard é para a industria de montagem de stands para feiras e eventos. É possível construir estandes inteiros, inclusive com mobiliário sustentável, e ainda ter apelo ecológico. Isso traz vantagens para o meio ambiente e também para o marketing corporativo.

mesa e cadeira em honeycomb board ecoboard placa estrtuturada para móveis e mobiliário

Com painéis colmeia é possível a fabricação de pontos de venda (PDV) inteiros, interativos, criativos e versáteis.

Por exemplo, podem-se construir quiosques indoor inteiros para ações de marketing extremamente atrativas, com baixo investimento e potencial de grande engajamento do público e compartilhamento em redes sociais.

Se você quiser saber mais sobre Ponto de Venda e dicas de como utilizá-lo para vender mais dá uma conferida nesse post completo sobre o assunto!

O Honeycomb Board também é excelente para elaboração de peças de comunicação visual em geral, como displays, expositores, ambientação de eventos, sistemas de sinalização, painéis impressos, banners e a indústria de impressão digital como um todo.

Honeycomb Boad: Principais características técnicas

Se você está lendo este post e se sentindo compelido a elaborar o seu próximo trabalho com o Honeycomb Board, agora vamos te dar algumas informações técnicas que serão úteis para sua tomada de decisão.

As placas estruturadas são fabricadas em papel Kraft e estão disponíveis no mercado no tamanho padrão 1,22 x 2,44 metros com espessura 12mm, 16mm ou 25mm.

A resistência é de 5 toneladas por m², com núcleo rígido e resistente a amassados.

O papel utilizado nas placas provém de processo de reciclagem e a cola é orgânica, o que faz com que o material seja todo ecologicamente correto e 100% reciclável.

Existe a possibilidade de fabricação em formatos especiais, porem deve-se levar em consideração o ônus de custo e prazo de entrega dependendo do fabricante.

Esse sistema confere ao material grande ganho em nível de resistência, pois proporcionam alta rigidez e estabilidade estrutural. O preenchimento é revestido em papel Kraft de alta gramatura, o qual pode ser pardo ou branco, para uso em diferentes acabamentos de impressão.

As placas recebem tratamento de superfície para terem menor absorção à umidade e suportem alta qualidade de impressão (receber maior carga de tinta sem danos à peça).

Transporte, manuseio e armazenamento do Honeycomb Board

As placas podem ser transportadas manualmente ou com empilhadeiras. No caso de transporte manual, as placas devem ser transportadas na vertical e, como o material é em papel, se houver risco de receberem umidade, deve-se cobri-las com lona plástica.

Para armazenar as placas de Honeycomb Board é preciso manter o material em local seco, protegido de intempéries e em superfície plana. É importante evitar o acumulo excessivo de poeira.

Para manuseio, não existem precauções especiais. Apenas atente à boa higiene e às práticas de segurança normais do local de trabalho.

Resumindo

Veja no vídeo abaixo outras aplicações possíveis com o Honeycomb Board

O Honeycomb Board é também conhecido como Ecoboard, Placa Estruturada ou Painel Colmeia. Um material fabricado totalmente em papel Kraft com preenchimento em um sistema que o confere alta resistência, rigidez e estabilidade estrutural.

Pode ser utilizado nos mais diversos mercados como cenografia, produção de stands em feiras e eventos, ambientação de eventos, mobiliário e peças de comunicação visual como displays, expositores e sinalização.

Existem formatos para aquisição previamente definidos disponíveis no mercado e, além disso, é possível encomendar formatos especiais nos fabricantes.

O material foi desenvolvido para aguentar toneladas por m² e resistir a amassados. No caso de peças montadas, como displays, de acordo com o planejamento estrutural da peça ela vai ser capaz de suportar e expor muitos quilos. Por exemplo, é possível fazer um display de chão para supermercado expositor de garrafas cheias com segurança.

Uma de suas grandes vantagens é o fato de ser 100% reciclável e, portanto ecofriendly. Sua sustentabilidade é benéfica para o meio ambiente e também para o marketing corporativo.

Tem uma ideia ou um projeto que gostaria de desenvolver? Precisa de um orçamento? A Fullworks já realizou diversos trabalhos neste material e está totalmente equipada com a tecnologia necessária para trabalhar com o Honeycomb Board. Entre em contato conosco agora!

Por favor classifique isto

Share This Post

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos 'Email' e 'Nome' são obrigatórios.